País está entre os primeiros na lista elaborada pelo Google sobre pedidos de remoção de conteúdo
Não são apenas nações “fechadas”, como a China e a Coreia do Norte, que tentam controlar a internet. Um ranking divulgado pelo Google mostra que países tradicionalmente liberais também têm seu jeito de censurar informações na rede de computadores.
O Brasil aparece em terceiro lugar na lista, com 1.615 pedidos de remoção de conteúdo, atrás da Índia e dos Estados Unidos. A companhia atendeu 90% das solicitações brasileiras. O Google elaborou a lista com base em informações sobre processos penais sofridos por ela entre julho e dezembro do ano passado.
“Infelizmente, o que observamos nos últimos dois anos não tem sido diferente”, comentou uma analista no blog oficial da companhia. A lista começou a ser elaborada em 2010. Para tentar impedir abusos, o Google diz negar algumas solicitações. Uma delas foi do governo do Canadá, que pediu a retirada de um vídeo no YouTube no qual um homem aparece urinando em seu passaporte canadense.
“É alarmante, não apenas porque coloca a liberdade de expressão em risco, mas porque muitos desses pedidos de remoção são feitos por países dos quais você não suspeitaria.”, afirma Dorothy Chou, analista de políticas do Google.
Fonte:Oficina da net
Nenhum comentário:
Postar um comentário