domingo, 22 de abril de 2012

Como equilibrar tempo de estudo e de descanso




Na véspera - Muitos candidatos pensam em estudar na véspera para não perder tempo, mas, segundo os especialistas em concursos, o dia que antecede a prova deve ser de descanso.

- O melhor é descansar, assistir a um filme ou fazer um exercício leve. Não recomendo estudar ou mesmo tirar dúvidas, que no final podem gerar mais incertezas do que certezas - diz Rafael Sato, coordenador do R2 Cursos Preparatórios.

Para Paulo Estrella, da Academia do Concurso, o ideal é pegar leve na véspera da prova, e, se possível, não estudar nada, mas a ansiedade poderá dificultar esta estratégia:

- Se estudar é uma necessidade, o candidato pode rever os pontos que dependem de memorização para a prova, como tabelas, fórmulas, e texto de lei. A carga de estudo deve ser menor, abrindo tempo para alguma diversão de forma a controlar o nível de ansiedade. A hora é de esfriar a cabeça, dormir um pouco mais cedo e, com isso, acordar em boa forma. Praia, teatro, cinema, televisão, uma leitura ou mesmo ficar de papo para o ar pode ajudar no controle do estresse.

Os candidatos também podem aproveitar esse dia para conferir o local de prova e quais são os trajetos possíveis para chegar até lá. Outra dica importante é separar todo o material que será utilizado na prova (lápis, borracha, caneta), além do cartão de inscrição e do mapa do local, se necessário.

Os especialistas também indicam cuidados com a alimentação, evitando bebidas alcoólicas e comidas pesadas, que podem dificultar o sono e o descanso.

- É imprescindível dormir e se alimentar bem no dia anterior. O cansaço pode levar ao esquecimento e ao nervosismo - alerta Rodrigo Melo, professor de matemática e raciocínio lógico do Curso Maxx.

No dia da prova - A principal dica dos especialistas para o dia da prova é sair cerca de 30 minutos antes do habitual para evitar imprevistos e atrasos. Segundo Estrella, o dia da prova deve conter o mínimo de surpresas possível.

É permitido que os candidatos levem água e alimentos como frutas e barras de cereal para comer durante a prova. Chocolate é uma boa opção, pois ajuda a estimular o cérebro, lembra Sato.

Outras dicas de valor - Uma boa opção para relaxar nos dias que antecedem a prova é fazer exercícios físicos aeróbicos, que oxigenam o cérebro e ajudam a melhorar a memória e a cognição, aconselha Alexandre Maia, autor do livro "Preparo emocional para passar em provas de concursos''. Também é importante dormir bem, pois descansa o cérebro para o novo aprendizado e fixa as novas informações para a memória de longo prazo.

Maia sugere que o candidato aprenda e faça regularmente uma técnica de respiração controlada para diminuir o nível de estresse. No dia da prova, é importante fazer tudo com antecedência para não chegar nervoso ou correr o risco de perder a prova.


Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário