quarta-feira, 25 de julho de 2012

PRONATEC CHEGOU EM SANTO ANTÔNIO/RN


A Prefeitura de Santo Antonio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, convida os beneficiários do Programa Bolsa Familia (aquele que se interressar), para participar de uma reunião, dia 3 de agostos, no Centro de Convivência de Idosos - CCI, apartir das 8h30. Na ocasião será apresentado oPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), onde o municipio através do SENAI irá realizar cursos de qualificação e capacitação profissional. 

No mês de maio o prefeito Dr. Gilson Geraldo assinou o termo de adessão do programa. Sendo assim o municipio está sendo priorizado. Os cursos irão começar no mês de agosto, com assessoria do SENAI. Veja abaixo a relação dos cursos oferecidos em Santo Antonio/RN:

Costureiro Industrial do Vestuário (tecido, malha) - carga horária: 200 h

Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão - carga horária: 300 h 

Operador de Computação - carga horária: 160 h 

Mecânico de Manutenção de Máguina de Costura - carga horária: 200 h 

Pedreiro de Alvenaria - carga horária: 160 h 

Pintor de Obras - carga horária: 160 h 

Modelista de Roupas - carga horária: 160 h

Riscador, Enfestador e Cortador de Roupas - carga horária: 160 h 

Costureiro Industrial do Vestuário em Lingerie  - carga horária: 160 h 

Costureiro na Confecção em Bolsa de Tecido  - carga horária: 160 h

Costureiro Industrial do Vestuário com Customização  - carga horária: 160 h 

Mecânico de Manutenção em Refrigeração e Climatização Doméstica  - carga horária: 160 h 



Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Os destaques do Pronatec são:


    a criação da Bolsa-Formação;
    a criação do FIES Técnico;
    a consolidação da Rede e-Tec Brasil;
    o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado;
    a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT).

A principal novidade do Pronatec é a criação da Bolsa-Formação, que permitirá a oferta de vagas em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC), também conhecidos como cursos de qualificação. Oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, esses cursos presenciais serão realizados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais de EPT e por unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o SENAC e o SENAI.



Confira os detalhes sobre o Pronatec Brasil Sem Miséria

Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) coordena a oferta de vagas de qualificação profissional no âmbito do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec). São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas. Os cursos serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.

A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais, por meio da assistência social, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio dos governos estaduais. A meta do Plano BSM é capacitar um milhão de pessoas inscritas no CadÚnico até 2014.

Seguem mais informações sobre o PRONATEC/BSM:

PRÉ-REQUISITOS:
Os pré-requisitos para participação no PRONATEC/Brasil Sem Miséria são:
- Idade a partir dos 16 anos;
- Estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÚNICO (Cadastro Único) mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).


SAIBA MAIS SOBRE O PRONATEC AQUI





Fonte: SMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário