quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Beco da Lama: rituais de três religiões serão realizados em ato simbólico neste sábado. "É preciso haver tolerância e respeito aos direitos dos outros"

Beco da Lama.Natal/RN
23/02/2012 08:07
Afastar mal olhado, espantar coisa ruim ou fazer mandinga para benzer os chãos do Beco da Lama. É com o propósito de espalhar vibrações positivas no corredor mais boêmio da cidade que a Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências (Samba) resgatará neste sábado a Lavagem do Beco. Os protagonistas do evento serão convocados pela Federação de Umbanda e Candomblé do Rio Grande do Norte e contará com a presença de umbandistas, candomblecistas e juremeiros. Rituais dessas três religiões serão realizados em um ato simbólico e ecumênico a partir das 13h, quando um caminhão-pipa jogará água pelo beco com jeito de avenida.

Incensos, cachimbos, flores, oferendas serão vistos e espalhados pela Rua Dr. José Ivo, no Centro Histórico, conhecida em Natal e alhures pelo nome de Beco da Lama. A diretoria da Samba convida cristãos, agnósticos e ateus para participar do ato. Apesar dos recentes imbróglios de produtores culturais e a Promotoria do Meio Ambiente, em razão da poluição sonora causada pelos shows no local, o presidente da Samba, Augusto Lula, ressalta: "A Samba não entra nessa questão. Queremos apenas reunir diversas tribos, seja de regueiros, umbandistas, sambistas, juremistas para derramar bênçãos e boas vibrações no Beco. E que se espalhe pelas suas adjacências".

"É preciso haver tolerância e respeito aos direitos dos outros"


Augusto Lula não entrou no mérito da pendenga entre produtores, artistas e promotoria. Mas frisou: "É preciso haver tolerância e respeito aos direitos dos outros". E a própria lembrança do resgate da Lavagem do Beco - realizada há quatro anos - foi motivada pelos dias atribulados vividos por ali, com proibições que só se acumulam. Antes da acusação de poluição sonora causado pelos shows semanais, as cadeiras postadas há décadas na calçada em frente ao Bar de Nazaré, também foram proibidas, sob pena de multa ou fechamento do bar, símbolo da boemia becodalamense.

Os representantes da Federação estarão juntos, cada qual com seus rituais pedindo às entidades da Jurema e dos Orixás muito axé e proteção até o trecho conhecido como quatro bocas - espécie de encruzilhada no cruzamento do Beco da Lama com a Rua Coronel Câmara Cascudo - a mesma rua do Bar da Meladinha (foco das denúncias de poluição sonora) e do Bar de Nazaré.

Programação


Após o início da lavagem, às 13h, tem início o ritual de louvação com incensos,às 13h45. Em seguida, começa o ritual de louvação, com rezas aos Orixás e cantos de Pontos de Jurema, às 14h20. Às 15h se encerra o ritual de louvação com o canto oficial da Umbanda. E às 15h30 tem banda de frevo.
Serviço


Lavagem do Beco da Lama

Onde: Rua Dr. José Ivo (Beco da Lama, Centro Histórico)

Quando: sábado

Hora: a partir das 13h

O que: lavagem simbólica do Beco com rituais de representantes da Umbanda, Candomblé e Jurema e, depois, banda de frevo.

Fonte: Dn Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário