sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Entenda o motivo pelo qual o céu fica azul e estrelas somem de dia



Por que o céu é azul?
Quando você observa o céu à noite, ele é negro, e as estrelas e a Lua formam pontos de luz naquele imenso fundo escuro. Então como é que, durante o dia, ele não continua negro e com o Sol aparecendo como mais um ponto de luz? Por que o céu fica azul claro e as estrelas desaparecem durante o dia?
Bem, a primeira coisa a saber é que o Sol é uma fonte de luz extremamente brilhante, já a Lua apenas reflete parte dessa luminosidade. A segunda é que os átomos de nitrogênio e oxigênio na atmosfera exercem um efeito sobre a luz solar que passa por eles.
Existe um fenômeno físico chamado espalhamento Rayleigh, que faz com que a luz se espalhe ao passar através de partículas com diâmetro igual a um décimo do comprimento de onda (cor) da luz. A luz solar é composta de luz de todas as diferentes cores, mas devido aos elementos presentes na nossa atmosfera, a cor azul é espalhada de maneira muito mais eficiente do que as outras.
Por isso é que você pode ver o Sol como um disco brilhante quando olha o céu em um dia claro. O azulado que você enxerga no resto do céu são todos os átomos da atmosfera espalhando a luz azul na sua direção (como as luzes vermelha, amarela, verde e de outras cores quase não são espalhadas na sua direção, você vê o céu azul).

Aqui vão alguns links interessantes:



Fonte: UOL/Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário