segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Henrique Eduardo Alves é eleito presidente da Câmara


O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito nesta segunda-feira presidente da Câmara dos Deputados, com o apoio da maioria dos grandes partidos da Casa, em primeiro turno.
Alves foi eleito com 271 votos, contra 165 do deputado Júlio Delgado (PSB-MG). Se o peemedebista não tivesse obtido a maioria absoluta dos votos (metade dos deputados presentes, mais um), seria necessária a realização de um segundo turno, o que não ocorreu, embora seus apoiadores estimassem que Alves fosse receber mais de 280 votos.
Outros dois candidatos concorreram ao posto: a deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), mesmo partido de Alves, recebeu 47 votos e o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), 11 votos. Três parlamentares votaram em branco.
O deputado Henrique Eduardo Alves cumpre seu 11º mandato na Casa e vai assumir a presidência pela primeira vez. Em seu discurso após a vitória, ele retomou a retórica de defender temas caros aos colegas e prometeu lutar para reforçar a autonomia do Legislativo.
"Os outros poderes, com todo o respeito... Mas o poder que representa o povo brasileiro na sua mais sincera legitimidade, queiram ou não queiram, é esta Casa aqui, é o Legislativo, é o Parlamento brasileiro", disse.
"O Parlamento não foi feito para empurrar com a barriga, enrolar, foi feito para decidir, discutir e votar... é isso que a gente quer para esse Parlamento, vida", discursou.
Alves se elegeu com a promessa de criar uma comissão para analisar propostas que tramitam na Casa e que tornariam as emendas individuais dos parlamentares um gasto obrigatório no Orçamento.
Ele também defendeu a análise dos vetos presidenciais pelo Congresso para evitar que a última palavra sobre temas tratados pelo Legislativo fique com o veto do Executivo.
O fim do ano legislativo de 2012 foi marcado por críticas ao Judiciário, que proferiu decisão sobre a tramitação de vetos presidenciais no Congresso. Dentre eles, está o veto ao polêmico projeto que redefine a distribuição dos royalties do petróleo.
Outra queixa comum de parlamentares refere-se ao número de medidas provisórias enviadas pelo Executivo ao Congresso.
Além da presidência da Casa, os deputados votaram, também, nos integrantes da Mesa Diretora. O deputado André Vargas (PT-PR) foi eleito para a primeira vice-presidência, enquanto o deputado Fábio Faria (PSD-RN) foi escolhido para a segunda vice.
O deputado Márcio Bittar (PSDB-AC) foi eleito para a primeira secretaria, Simão Sessim (PP-RJ) para a segunda, Maurício Quintella (PR-AL) para a terceira e Antonio Carlos Biffi (PT-MS) para a quarta.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello, Jeferson Ribeiro e Ana Flor)


Fonte:br.reuters.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário