sábado, 16 de junho de 2012

Governo lança portal de informações do Mercado de Trabalho do RN



Sistema permitirá aos usuários a obtenção de informação sobre emprego e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda.


O Governo do RN, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas lança na próxima segunda-feira (18) o Portal Georreferenciamento de Informações do Mercado de Trabalho do Rio Grande do Norte. O lançamento ocorre às 11h, no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, com presenças da governadora Rosalba Ciarlini e do secretário da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro Costa, além de técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e estudos Socioeconômico – DIEESE.

Esse sistema permitirá aos usuários a obtenção de informação sobre emprego e programas do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda na base territorial do RN. A partir dele, os usuários terão acesso a informações como, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais – RAIS, seguro-desemprego, qualificação social e profissional (PNQ/PLANTEC), Projovem, intermediação de mão de obra e projetos de economia solidária, entre outras.

O Governo do RN implantou o Observatório do Trabalho do Estado com a finalidade de produzir conhecimento sobre o mercado local, como subsídios para a formulação de políticas de emprego, trabalho e renda. O Observatório construiu um conjunto de indicadores, estudos e informações – a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais –, que consolidam uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e da renda do Estado. A disponibilização desse conhecimento para o público em geral ou diretamente interessado é parte do trabalho do Observatório.

Para o secretário Luiz Eduardo Carneiro, com o portal de georreferenciamento tem-se, pela primeira vez, uma base de informações sobre o mercado de trabalho do Rio Grande do Norte, que pode ser usada tanto pelo cidadão comum quanto por grupos sociais ou agentes do governo para o planejamento de políticas públicas mais eficientes.

O aprofundamento estatístico e analítico dos dados utilizados nesse sistema foi realizado pelo DIEESE. O georreferenciamento das informações e o desenvolvimento do aplicativo WEB foram realizados em parceria com Instituto Lidas, uma organização paulista que trabalha com informações urbanas e diagnóstico social desde 1988.


Fonte: Portal Nominuto.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário