quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Municípios: Práticas municipais em consonância com os objetivos do milênio serão premiadas

O Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil tem por objetivo dar visibilidade e reconhecer projetos que ajudam o Brasil a cumprir as metas nacionais. Em sua quinta edição, o projeto recebeu a inscrição de 286 de prefeituras. O Estado que apresentou o maior número de práticas inscritas foi São Paulo.

Além disso, 804 projetos de organizações participam do processo. Dezesseis Municípios foram pré-selecionados. Ao todo, serão selecionadas 30 práticas. A cerimônia de premiação está prevista para 2014.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca iniciativas como essa, que buscam o fortalecimento da capacidade institucional dos governos locais, o envolvimento da sociedade civil e de outros importantes parceiros para o desenvolvimento municipal integrado, sócio-econômico, inclusivo e sustentável.

Os projetos devem atender a critérios como: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.

Objetivos do Milênio

As metas estabelecidas são acabar com a fome e com a miséria; ofertar educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; proporcionar qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

Projeto Esporte Educacional

Promovido pela Petrobras, o Prêmio Esporte Educacional tem por objetivo mapear, certificar, premiar e disseminar experiências pedagógicas de esporte educacional em todo o País. Além da premiação, a iniciativa vai desenvolver oficinas e publicar as boas práticas na área. Podem participar instituições do terceiro setor, universidades e escolas públicas.


Veja aqui mais informações sobre o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e aqui sobre o Prêmio Esporte Educacional.


CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário