Apesar de as diretrizes
curriculares do ensino médio preverem que cada disciplina deve ser ministrada
por professores com licenciatura naquela área, mais da metade dos docentes
dessa etapa não têm formação na matéria em que lecionam. Os dados são do Censo Escolar
2013 e foram tabulados pela ONG Todos Pela Educação.
São números que atestam
uma realidade muito comum nas escolas do País, em que não é raro encontrar um
pedagogo dando aulas de Física e alguém formado em História assumindo o
conteúdo de Química. Segundo o levantamento, 51,7% dos docentes do ensino médio
no País estão nessa situação.
Numa análise por
disciplinas, dá para perceber com mais clareza os principais gargalos. Se
Língua Portuguesa - a matéria mais elementar e teoricamente com abundância de
mão de obra oriunda dos cursos de Letras - tem quase 30% dos professores sem
formação na área, a situação é muito pior nas disciplinas das exatas. Em
Física, apenas 19,2% dos professores que atuam na área têm licenciatura no
assunto. Em Química o índice é um pouco maior, 32%.
“Dada a centralidade do
professor na aprendizagem, esses dados são muito preocupantes. Como ter
educação de qualidade com menos de 20% de professores qualificados?”, questiona
a diretora executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz. "Isso pode
explicar porque o ensino médio não tem avançado. Estamos no mesmo patamar há 10
anos, apesar de o investimento per capita ter dobrado."
Os últimos dados do Pisa -
avaliação internacional que mede o aprendizado de jovens de 15 anos em
Português, Matemática e Ciências - colocam o Brasil na 58ª posição entre os 65
países participantes. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do
ensino médio é de 3,7, numa escola de 0 a 10.
Quem quer ser professor?
Para os especialistas,
esse cenário que reflete a falta de interesse no magistério, principalmente
daqueles com expertises em assuntos muito demandados e bem remunerados pelo
mercado, como são os formados nas áreas de exatas. Enquanto o mercado
financeiro é conhecido por pagar altos salários, os docentes estão entre os
profissionais com curso superior mais mal pagos do País. Professores recebem,
em média, o equivalente a 52% dos rendimentos de profissionais de outras áreas
com a mesma escolaridade, segundo levantamento do Todos Pela Educação.
Diante disso, diz
Priscila, o que as redes fazem é um exercício de "tapar buraco".
Muitas, até buscam uma solução menos drástica, como deslocar professores de
matemática para as aulas de física e química. Mas como também não há docentes
de matemática em abundância, a estratégia não é eficaz. Os números do levantamento
mostram que 63,4% dos professores de matemática têm licenciatura no
assunto.
"O que me pergunto é
quem são esses 50% que dão aula de uma disciplina para a qual não têm formação?
Será que não há mais temporários do que deveria?", questiona a diretora do
Todos Pela Educação.
Sim, há temporários
demais. Uma busca nos Diários Oficiais dos Estados mostram listas de pedidos de
exoneração ou de licença por doença. Em vários Estados, o número de professores
efetivos é menos da metade do que a rede necessita. O salário de R$ 1.874,50 -
rendimento médio de um um professor de Educação Básica no País - não atrai
gente interessada nos concursos.
"Apesar de a legislação prever, esse cenário de desencanto
com o magistério mostra que nem sempre o desejável é possível. Gradativamente,
as condições de trabalho têm piorado. Daí, por falta de mão de obra
especializada, as redes fazem uma ponderação simples: é melhor ficar com os
alunos na escola e ensinar alguma coisa do que eles não aprenderem nada",
afirma a professora Helena Machado Albuquerque, da Faculdade de Educação da
PUC.
Um problema crônico, que
tem impacto no desenvolvimento do País e cuja única solução, alerta a diretora
do Todos Pela Educação, é valorizar a carreira docente e tornar a profissão atraente
para o aluno do Ensino Médio. Principalmente para aquele que gosta das
disciplinas exatas, as que têm mais carência.
Confira abaixo a porcentagem de docentes com licenciatura em cada área
Disciplina | Total de docentes | Com licenciatura na área em que atuam |
---|---|---|
Brasil | 613744 | 48,3 |
Português | 84846 | 73,2 |
Matemática | 74860 | 63,4 |
História | 54893 | 58,1 |
Geografia | 52347 | 56,8 |
Química | 45619 | 33,7 |
Física | 50802 | 19,2 |
Biologia | 52722 | 51,6 |
Filosofia | 45193 | 21,2 |
Educação Física | 46080 | 64,7 |
Artes | 45569 | 14,9 |
Língua estrangeira | 60813 | 44,2 |
Os dados completos estarão disponíveis no site do Observatório do PNE.
Fonte: Portal IG.COM
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