segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Dados preocupantes: Número de desempregados no mundo aumenta cinco milhões em 2013, aponta OIT

Em 2013, o número de desempregados no mundo aumentou cinco milhões. O número de pessoas sem emprego é cerca de 202 milhões, o que representa uma taxa de desemprego mundial de 6%.  As informações constam de relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado nesta segunda-feira, 20 de janeiro.
 
De acordo com a OIT, se for mantida a atual tendência, o desemprego mundial pode chegar a 215 milhões de pessoas em 2018. Nesse período, deverão ser criados cerca de 40 milhões de novos empregos por ano, que representa um número menor do que os 42,6 milhões de pessoas que entram no mercado de trabalho anualmente.
 
O relatório Tendências Mundiais de Emprego 2014 aponta, ainda, que a duração do desemprego se prolongou de maneira considerável. Em países da zona do euro, como a Grécia e a Espanha, quem procura trabalho necessita do dobro do tempo – de 8 a 9 meses – para encontrar um emprego do que antes da crise financeira de 2008. Assim, “um número cada vez maior desses potenciais trabalhadores fica desalentado e sai da força de trabalho”, ressalta a OIT.
 
Segundo a Organização, o ritmo de melhoria na qualidade do emprego está diminuindo, o que significa que um número menor de pessoas está saindo da pobreza. Em 2013, o número de trabalhadores em situação de extrema pobreza diminuiu apenas 2,7% em âmbito mundial, uma das taxas mais baixas da última década. São 375 milhões de trabalhadores vivendo com menos de US$ 1,25 dólar por dia.
 
No ano passado, a maior parte do aumento do desemprego mundial foi registrada nas regiões da Ásia Oriental e da Ásia Meridional, que representam 45% das pessoas em busca de emprego. Em seguida, vêm África Subsaariana e Europa. Por outro lado, a América Latina contribuiu com menos de 50 mil desempregados para esse total.
 

Agência CNM, com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário