quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ruínas do Arraial de Canudos (BA) reaparece com a seca


Mais de cem anos depois da Guerra de Canudos o território onde ocorreu a batalha volta a aparecer. A forte seca que atinge a região da Bahia fez o açude do Cocorobó baixar mais de 11 metros e revelar as antigas ruínas do Arraial de Canudos onde ocorreu a luta.
Canudos era uma pequena aldeia que surgiu durante o século XVIII nos arredores da Fazenda Canudos, às margens do rio Vaza-Barris. O arraial foi o local onde aconteceu o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897. Mais de 20 mil sertanejos morreram na guerra.  A tragédia foi descrita por Euclides da Cunha  no clássico da literatura brasileira, Os Sertões.
Com a chegada de Antônio Conselheiro na região em 1893, o arraial passou a crescer vertiginosamente, em poucos anos alcançou mais de 25.000 habitantes. O arraial foi inundado em 1969 para a construção do açude Cocorobó.
A cidade conta com o Parque Estadual de Canudos, criado na década de 1980, onde estão preservados vestígios da guerra não submersos, como quatro trincheiras conselheiristas que tentaram barrar a aproximação das tropas do governo.  Existe também o Instituto Popular Memorial de Canudos, que preserva o Cruzeiro de Antônio Conselheiro crivado de balas durante a guerra, além de uma coleção de arte popular inspirada na história do Belo Monte e uma pequena biblioteca sobre a guerra de Canudos e questões camponesas.


Imagem: Gov. da Bahia
Fonte: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário