segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre aos 87 anos a ex-premiê britânica Margaret Thatcher


A ex-primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher morreu nesta segunda-feira (8), aos 87 anos, após sofrer um derrame, segundo informou seu porta-voz. "É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciaram que a sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu pacificamente após sofrer um derrame nesta manhã", disse Tim Bell.
Margaret foi premiê pelo Partido Conservador de 1979 a 1990. Conhecida pela alcunha Dama de Ferro, foi a primeira mulher a ocupar o cargo.
David Cameron caracterizou Margaret Thatcher como uma "grande britânica" e a rainha Elizabeth 2ª falou com tristeza sobre sua morte. "Foi com grande tristeza que soube da morte de Thatcher. Perdemos uma grande líder, uma grande premiê e uma grande britânica", disse o primeiro-ministro na conta oficial de Downing Street no Twitter.
Um porta-voz do Palácio de Buckingham disse em comunicado que "a rainha ficou triste em receber a notícia da morte da baronesa Thatcher. Sua Majestade enviará uma mensagem reservada de solidariedade à família".
Segundo o gabinete britânico, ela terá um funeral com o mesmo status da Rainha Mãe e da Princesa Diana.
Em dezembro do ano passado, a ex-premiê foi internada para uma cirurgia de retirada de um tumor na bexiga . Ela sofria de demência e, nos últimos anos, apareceu poucas vezes em público.
Margaret se tornou parlamentar pelo Partido Conservador por Finchley, norte de Londres, em 1959, se aposentando da Câmara dos Comuns em 1992.
Ela venceu as eleições gerais em 1979, 1983 e 1987. Thatcher também estava no poder quando o Reino Unido entrou em guerra com a Argentina pelas Ilhas Malvinas em 1982.
Sob a premissa de que o mercado em vez do Estado pode servir melhor a sociedade, Thatcher adotou medidas que ajudaram a reviver o país e a colocá-lo em um caminho de recuperação após a crise dos anos 70, mas também abriram caminho para um desemprego massivo, o aumento da desigualdade social e a triplicação da pobreza infantil entre 1979 e 1995.


Fonte: Portal IG.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário