Monumento é considerado a maior imagem católica do mundo com 56 metros (Foto: Canindé Soares)
A cidade de Santa Cruz é famosa
no Rio Grande do Norte pelo turismo religioso devido ao Alto de Santa Rita de
Cássia, um santuário com um monumento de 56 metros em homenagem à padroeira que
é considerado a maior imagem católica do mundo. Mas o município - que fica a
115 quilômetros da capital, Natal - tem outros atrativos além do religioso.
Para identificar o potencial e estimular o desenvolvimento dos negócios da
região, o Sebrae no Rio Grande do Norte criou, em parceria com a prefeitura
local, um roteiro turístico para a região.
Os detalhes do projeto foram
apresentados na terça-feira (2) a um grupo de 40 empresários de municípios da
região, entre eles proprietários de hotéis, pousadas, bares e lanchonetes,
taxistas e agentes de viagens. Levantamento preliminar indica que a região tem
potencialidades favoráveis ao turismo devido à presença de museus, cachoeiras,
espaços culturais e outros monumentos, que vão além do aspecto religioso. A
proposta é agregar valor ao destino ao apresentar aos visitantes novas opções
de lazer em localidades próximas ao santuário, fomentando negócios para os
empreendimentos da região.
Com o novo roteiro, espera-se
fortalecer a identidade regional, incentivar o empreendedorismo, estimular a
criação de novos negócios e a expansão dos que já existem, ampliar e qualificar
serviços e equipamentos turísticos, além de facilitar o acesso das pequenas
empresas do mercado turístico regional, estadual, nacional e internacional.
“A atividade do turismo religioso
é o principal elo de desenvolvimento econômico da cidade, então o Sebrae entrou
nessa parceria com a prefeitura para criar um roteiro para região e capacitar
os empresários que já têm negócios para atender bem aos turistas”, explica o
gerente do Escritório Regional do Sebrae no Trairi, Leonel Pontes. O foco da
atuação do Sebrae será a melhoria na qualidade da prestação dos serviços.
Justificativas
O cenário é propício à
roteirização do turismo em Santa Cruz. Desde a sua inauguração, o Alto de Santa
Rita tem registrado mais de 100 mil visitas, chegando a contabilizar, em média,
três mil visitantes a cada fim de semana. Número que triplica em datas
especiais do calendário religioso, como Semana Santa e Natal. A passagem de
turistas de todos os estados do País e de outras nacionalidades ajudou a
modificar o perfil da cidade. Após a construção do complexo, o número de leitos
em Santa Cruz deu um salto e hoje soma 412 leitos.
O projeto do novo roteiro
turístico está sendo conduzido pela analista do Sebrae-RN no setor de turismo,
Darlyne Fontes Virginio. As primeiras ações começam no dia 17 de abril com a
primeira visita técnica às localidades. Será feito o mapeamento de todos os
empreendimentos da região e das potencialidades que poderão ser inseridas no
roteiro. Será feito um inventário de todo o patrimônio do lugar e planejar o
que deverá ser contemplado no roteiro. Além disso, serão determinados os
segmentos a partir dos locais com maior relevância e identificado o perfil do
público visitante.
A segunda fase começa em junho
com a capacitação dos empresários, através de cursos e palestras, e a
realização de consultorias individualizadas. A última etapa é a fase de mercado
em que ocorrerá a divulgação do destino junto às operadoras de turismo e
agentes de viagens, o que deve ocorrer em agosto.
Fonte: G1 RN
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