Municípios de todas as regiões do Brasil estão participando até a próxima sexta-feira (15) da Semana de Mobilização Saúde na Escola, cujo tema é a Prevenção da Obesidade e Saúde ocular. A novidade é a universalização do programa. Agora qualquer município brasileiro pode aderir ao PSE, inclusive os que não alcançaram as metas em 2012. As adesões também serão feitas até o dia 15 de março.
Reconhecendo a importância do cuidado na primeira infância na perspectiva de potencializar a Ação Brasil Carinhoso do Plano Brasil Sem Miséria, o PSE amplia suas ações para as creches e pré-escolas. Além disso, considerando a grande mobilização nacional em relação à prevenção ao uso de álcool, crack, tabaco e outras drogas, serão realizadas atividades com os educandos dos dois últimos anos do ensino fundamental e para todo o ensino médio.
Ainda voltados para o público adolescente serão realizadas atividades e ações referentes a educação para a saúde sexual, direitos reprodutivos e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), promoção da cultura de paz, promoção das práticas corporais, atividade física e lazer nas escolas. As ações do programa são de responsabilidade dos municípios /Atenção Básica (ESF), cabe às Secretarias de Estado da Saúde Pública dar o apoio técnico às URSAP'S e Municípios, bem como fazer o monitoramento do processo de adesão.
Segundo dados do Ministério da Saúde e da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição – CGAN, de um total de 167 municípios do Rio Grande do Norte, 131 iniciaram a adesão ao programa, o que corresponde a 78,4%, enquanto que 92 ou 55% estão com o processo de adesão finalizado. Até o último relatório divulgado, 39 municípios ainda não tinham iniciado o processo de adesão, o que corresponde a um percentual de 23,35%.
Fonte: Femurn
Nenhum comentário:
Postar um comentário